Fla-Flu como “tira-teima” em clássico do primeiro pelotão do Brasileirão Assaí

Preparem-se para um Fla-Flu daqueles no Maracanã. O primeiro argumento para acreditar num jogaço é só olhar pra tabela. Após 26 rodadas de Brasileirão Assaí, os dois chegam para o clássico no Maracanã empatados com 45 pontos, na 3ª e 4ª colocações, numa campanha praticamente idêntica (o Flamengo leva vantagem no saldo: 19 a 10).

Mas o que vale este clássico, afinal? Apesar da distância de 9 pontos para o Palmeiras, sonhar com o título ainda é liberado. Ao menos matematicamente. Dito isso, o jogo pode servir como uma espécie de tira-teima entre as equipes que vem dividindo opiniões sobre “o melhor futebol apresentado” a esta altura da temporada.

O Fluminense vem jogando ao seu estilo, com Fernando Diniz, liderado em campo pelo artilheiro Cano, Arias, Paulo Henrique Ganso e André. O Flamengo se reencontrou com Dorival Jr., tendo reforços de grande quilate à disposição, além do resgate do futebol do centroavante Pedro, que conseguiu voltar à seleção brasileira.

Depois dos empates com Ceará e Goiás, o Flamengo já parece com a cabeça mais nas finais das Copas (do Copa do Brasil e Libertadores) contra e Corinthians e Athletico Paranaense, respectivamente.

O Fluminense, por sua vez, vem fazendo até mais que o esperado no Brasileirão Assaí. Já bateu vice-liderança e ainda persegue esta possibilidade, além de ter alcançado a semifinal da Copa do Brasil, quando acabou eliminado para o Corinthians.

Outro fator bastante curioso desse clássico é que a última vez que o Fluminense terminou o Brasileirão Assaí à frente do Flamengo na classificação foi em 2014. Naquele ano, o Flu foi o 6º com 61 pontos, nove a mais que o Flamengo (52).

Nos Fla-Flus de 2021 para cá, são cinco vitórias do Fluminense, duas do Flamengo e dois empates. Mas no último encontro, no primeiro turno, o Flamengo venceu por 2 a 1, ainda com Paulo Sousa no comando.

Não que o retrospecto ou o jogo deste fim de semana seja o fator definitivo para ver quem termina na frente nesta corrida. Sabemos que ainda há algumas rodadas a serem disputadas e que elenco e outras pretensões na temporada podem pesar.

Porém, quem ficar com os três pontos pode ter essa diferença a seu favor lá na frente dentro dessa disputa particular. Independentemente de qualquer resultado, a maior expectativa para o Fla x Flu é que seja um clássico de bom futebol e muitos gols, já que estamos falando de dois dos quatro melhores ataques do Brasileirão Assaí.